Pular para o conteúdo principal

Suco de BlueBerry (Mirtilo)

Suco de BlueBerry (Mirtilo)

Benefícios do Suco de Blueberry (Mirtilo) 

Para que serve?
O suco de mirtilo é muito útil para melhorar a digestão, auxiliar em processos de perda de peso, atuar na prevenção de doenças degenerativas como mal de Alzheimer e mal de Parkinson, reduzir o risco de desenvolvimento de doenças crônicas, além de proteger a saúde do coração e melhorar a saúde dos olhos.

Propriedades
O mirtilo apresenta propriedades antioxidantes que protegem o corpo de inúmeras doenças e de danos causados por radicais livres. Também apresenta propriedades digestivas e anti-inflamatórias importantes para a boa manutenção da saúde. Saiba mais sobre os benefícios do suco de mirtilo na lista que preparamos abaixo.
========================================================================
Receita

Ingredientes:

1 xícara de mirtilos
½ litro de água
suco de ½ limão
Açúcar e gelo a gosto

Modo de Preparo:

Bata os mirtilos no liquidificador juntamente com a água. Depois coe e bata novamente, agora incluindo o açúcar e o suco de limão. Sirva com cubos de gelo.
========================================================================
Benefícios do suco de mirtilo para a saúde e boa forma

1. Melhoria da digestão

Mesmo perdendo boa parte da polpa da fruta no preparo do suco de mirtilo, ainda é possível aproveitar os benefícios de fibras presentes, que ajudam no processo digestivo e no alívio de problemas como constipação.

De acordo com o livro Nutrition Therapy and Pathophysiology, o suco de mirtilo pode ser útil para melhorar a saúde digestiva. Isso se deve em grande parte à presença de taninos, que são compostos capazes de reduzir a inflamação no trato digestivo e reduzir taxas de problemas intestinais como constipação ou diarreia. Os taninos também podem atuar reduzindo úlceras pépticas no sistema digestivo em adultos.

2. Saúde do cérebro e auxílio as funções cognitivas

Os radicais livres e o estresse oxidativo nas células pode danificar aquelas presentes no cérebro. Porém, os antioxidantes presentes no mirtilo podem ajudar a prevenir o estresse oxidativo no cérebro, o que diminui o risco de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson.

Um estudo com mais de 16 mil idosos mostrou que o consumo de mirtilos e morangos atrasa o declínio do das funções cognitivas em até 2 anos e meio.

Outro estudo, publicado em 2010 no Journal os Agriculture and Food Chemistry, constatou que o suco de mirtilo pode ajudar a melhorar a memória e a função cognitiva. Além de retardar o declínio da função mental com o envelhecimento, o suco de mirtilo também pode reduzir o risco de distúrbios mentais. De acordo com o livro Terapia Nutricional e Fisiopatologia, o alto teor de flavonóides nos mirtilos contribui para isso, melhorando a memória e a velocidade de processamento das informações.

3. Prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial

A presença de antocianinas e potássio em altas quantidades tornam o suco de mirtilo capaz de diminuir a pressão arterial elevada. Além disso, reduz o risco de desenvolver condições cardíacas como a aterosclerose.

Vários estudos mostraram também que o consumo de mirtilo tem relação com uma redução da pressão arterial. Com base no estudo clínico que durou oito semanas, ao consumir 50 gramas de mirtilos todos os dias, pessoas com doenças cardíacas de alto risco apresentaram uma queda de 4 a 6% na pressão arterial.

Segundo artigo publicado na American Journal of Clinical Nutrition, a presença de antocianinas é eficaz na redução da pressão arterial se o suco for consumido ao menos uma vez por semana, diminuindo o risco de complicações cardiovasculares como derrame e ataque cardíaco.

4. Combate ao envelhecimento precoce

As substâncias antioxidantes encontradas no mirtilo ajudam a manter a saúde da pele. Assim, o poder antioxidante previne inflamações e estresse oxidativo na pele que acelera o envelhecimento, retardando o desenvolvimento de rugas, manchas e marcas relacionadas com o passar dos anos.

Em uma pesquisa, os participantes ingeriram suco de mirtilo com suco de maçã durante 4 semanas. Os cientista descobriram que o dano oxidativo as DNA foi reduzido em 20% nessas pessoas, o que pode desacelerar o envelhecimento e até reduzir o risco de alguns tipos de câncer.

5. Emagrecimento

Mesmo sendo rico em nutrientes, o suco de mirtilo contém poucas calorias, desde que não seja adoçado. Assim, ele pode ajudar a compor o seu cardápio e ajudar na sensação de saciedade, evitando os excessos e snacks que assombram qualquer pessoa tentando perder peso.

Um estudo feito na Universidade de Michigan nos EUA constatou que mirtilos podem ajudar na perda de peso. O estudo realizado com um rato mostrou que o teor de gordura no animal foi reduzido com a ingestão do suco da fruta. Os pesquisadores acreditam que os mirtilos têm um impacto significativo na maneira como o organismo armazena e quebra o açúcar. Porém, mais estudos em seres humanos são necessários para confirmar esse achado.

6. Recuperação muscular

A grande concentração de vitamina C no mirtilo pode estimular a produção de colágeno, proteína necessária para a reconstrução dos tecidos e para o crescimento celular em todo o corpo.

Além disso, os mirtilos ajudam a reduzir processos inflamatórios e a diminuir o estresse oxidativo nos músculos. Assim, se você sofreu algum tipo de lesão muscular ou pratica musculação, é interessante tomar suco de mirtilo para reparar os tecidos mais rapidamente.

7. Tratamento de diabetes

Se consumido em moderação, o suco de mirtilo pode ser bom para diabéticos devido ao seu baixíssimo teor de açúcar. Além disso, a fruta é capaz de suprimir os níveis de açúcar no sangue e participar da regulação da liberação de insulina no organismo.

Porém, o uso frequente desse suco deve ser permitido por um médico que acompanha seu estado de saúde, já que quando associado a algum medicamento para controle da diabetes, pode resultar em níveis de glicose perigosamente baixos no sangue.

8. Tratamento de infecções no trato urinário

Os efeitos imunoestimulantes do suco de mirtilo podem ajudar no tratamento de infecções do trato urinário de um modo natural e bastante eficaz. Tanto o mirtilo quanto a cranberry apresentam componentes ativos que ajudam a tratar condições que afetam o trato urinário.

A saúde urinária também pode ser beneficiada pelo suco de mirtilo. Mais uma vez, o livro intitulado Terapia Nutricional e Fisiopatologia mostra que a presença de substâncias antioxidantes como as proantocianinas dificultam a ação de bactéria como a Escherichia coli, reduzindo infecções no sistema urinário. Além disso, o suco de mirtilo é rico em vitamina C, apresentando 20% da recomendação diária da vitamina em uma porção de cerca de 225 gramas da fruta pura, que atua no alívio de sintomas de infecções urinárias em homens e em mulheres.

9. Saúde dos olhos

Mais uma vez os antioxidantes mostram a sua importância. Dessa vez, também atuam defendendo os olhos de danos ocasionados pela presença de radicais livres que causam problemas de visão.

Assim, o suco de mirtilo pode ajudar a reduzir o risco de catarata e problemas de degeneração macular.

10. Proteção contra o câncer

Estudos recentes indicam que o mirtilo tem propriedades interessantes que podem ajudar na prevenção e até no tratamento contra o câncer. Isso tem a ver principalmente com os antioxidantes presentes no fruto, mas o principal mecanismo de ação ainda está sendo estudado.

Um estudo in vitro realizado em 2010 mostrou que o extrato de mirtilo inibiu o crescimento e a disseminação de células de câncer de mama. Outro estudo desenvolvido no Centro de Câncer da Universidade de Louisville nos EUA, constatou uma redução de 40% no volume do tumor de câncer de mama em ratos ao usar pó de mirtilo.

Uma pesquisa feita em 2007 também constatou que o suco de mirtilo pode reduzir o crescimento de células cancerosas de vários tipos de câncer como os de estômago, próstata, intestino e mama.

Apesar de vários resultados promissores, nada substitui o tratamento indicado pelo seu oncologista e o ideal é consumir o suco de mirtilo como uma medida preventiva ou complementar ao tratamento.

11. Alívio de inflamações

Processos inflamatórios ocorrem o tempo todo no nosso organismo, sendo inclusive parte da resposta imunológica normal do nosso corpo que ajuda na proteção contra doenças e lesões, por exemplo. Porém, inflamações crônicas são causas de diversas doenças como câncer, doenças autoimunes, problemas cardíacos e depressão.

Devido ao poder antioxidante e anti-inflamatório do suco de mirtilo, a bebida apresenta um efeito anti-inflamatório significativo no organismo. Um estudo in vitro realizado em 2014 mostrou que os polifenóis, compostos antioxidantes encontrados no mirtilo, ajudam a reduzir a atividade de vários marcadores de inflamação no corpo.

12. Saúde dos ossos

A presença de nutrientes como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, zinco e vitamina K ajuda a compor a estrutura dos ossos. A ingestão adequada desses nutrientes contribui para a construção e manutenção da estrutura óssea.

Especialmente o ferro e o zinco desempenham papéis essenciais na manutenção da força e da elasticidade dos ossos e das articulações ao redor.

Além disso, uma baixa ingestão de vitamina K vem sendo associada a um risco maior de sofrer fraturas ósseas. Já um consumo adequado da vitamina resulta em melhor absorção de cálcio.

13. Saúde da pele

O colágeno é a proteína principal que dá suporte à pele. A vitamina C é um dos nutrientes essenciais para a produção dessa proteína, ajudando a prevenir danos causados pela exposição ao sol e à poluição, por exemplo. Além disso, a vitamina C pode atuar melhorando a capacidade do colágeno de melhorar a textura e elasticidade da pele, além de reduzir marcas relacionadas ao envelhecimento precoce.

Efeitos Colaterais:

Mesmo sendo uma fruta, o consumo do mirtilo, principalmente se feito em excesso, pode causar alguns efeitos adversos. Um deles inclui a redução drástica dos níveis de açúcar no sangue, o que pode ser muito perigoso e causar tonturas, confusão mental, náusea e até desmaios. A presença de salicilato no mirtilo é responsável por causar reações alérgicas em algumas pessoas sensíveis à substância. Além disso, a ingestão em excesso do suco de mirtilo pode causar distúrbios hemorrágicos.

Porém, esses efeitos colaterais são raros e só observados em quem realmente abusa da fruta.

Essa matéria foi baseada no Mundo Boa Forma 

Veja Também: Chá de Amora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de Chocolate Fit com Aveia

Que tal um curtir esse super bolo no lanche?! Para quem ama chocolate, não pode perder essa oportunidade e fazer essa receita incrível.  Ingredientes: 1 xícara de aveia 1 xícara de farinha de trigo integral 3 colheres de sopa de óleo de coco 4 colheres de cacau em pó 1/2 xícara de adoçante culinário 3 ovos 1 colher de sopa de fermento em pó 1 xícara de água Modo de preparo: Separe as claras das gemas, e bata-as em neve. Misture as gemas com a aveia, o chocolate, o óleo de coco, o adoçante e água. Bata até que todos os ingredientes estejam bem encorpados na massa. Adicione a farinha e, em seguida, as claras em neve. Misture bem. Quando a massa estiver homogênea, adicione o fermento e coloque para assar por 40 minutos em temperatura de 180°, após assado sirva. Veja Também: Arroz Low Carb de Brócolis 

Manjar Light de Coco

Mas uma receita impecável para a sua sobremesa ou lanche ficarem muito mais gostoso. Ingredientes: 1 lata de leite condensado light; 1 lata de creme de leite light; 1 vidro de leite de coco light; 12g de gelatina em pó sem sabor; 1/2 xícara (chá) de água quente; 1 pacote de coco ralado sem açúcar. Modo de Preparo: Exceto a gelatina, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo. A seguir, hidrate a gelatina em água quente e acrescente-a no liquidificador. Bata mais um pouco. Retire e coloque em uma forma para pudim. Deixe na geladeira por 6 horas. Desenforme, cubra com o coco ralado ou sua cobertura de preferência (chocolate granulado; cereja; vinho tinto etc) e sirva. Veja Também: Panqueca de Maçã